Os bioinsumos – ou insumos biológicos – não são novidade no Brasil e no mundo.

Porém, em 2020, o país lançou o pioneiro Programa Nacional de Incentivo à Produção e Uso de Bioinsumos, que visa fomentar a pesquisa e encorajar a aplicação dessa tecnologia inovadora para melhorar ainda mais os cultivo agrícolas do Brasil.

Mercado de Bioinsumos

Mas, afinal, o que são os bioinsumos? É mais alguma moda ou é de fato uma tendência que veio para ficar?

É o que abordaremos a seguir, explicando quais as vantagens e desvantagens dessa técnica para a agricultura e a economia.


Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)


O que são os bioinsumos

Bioinsumos são insumos biológicos de origem animal, vegetal ou microbiana capazes de interferirem positivamente no crescimento e produção agropecuário e florestal.

O uso de bioinsumos na agricultura brasileira está longe de ser novidade: de fato, a inoculação de bactérias dos gêneros Bradyrhizobium e Azospirillum, fixadoras de nitrogênio, em raízes de soja, já tem mais de cem anos de prática no país.

Sua capacidade de fixar nitrogênio atmosférico e convertê-lo em um formato que as plantas conseguem absorver representa umaeconomia anual de bilhões de dólares, além de impactar enormemente na produtividade dessas plantas.

Porém, há muitos outros usos para os insumos biológicos, que podem ter outros micro-organismos como base (fungos, bactérias e vírus) ou macro organismos (insetos, ácaros, parasitas). Há também bioinsumos a base de feromônios (semioquímicos) e bioquímicos.

Dessa maneira, apesar de já haver vários bioinsumos em uso no país, principalmente na agricultura orgânica, o setor ganhou novo impulso com a aprovação do Programa Nacional de Incentivo à Produção e Uso de Bioinsumos em 2020.

Com isso, espera-se que a utilização dos insumos biológicos atinja os plantios comerciais de larga escala, reduzindo custos de produção, impactos negativos ao meio ambiente e a dependência de insumos importados.

Quais as vantagens dos bioinsumos

A seguir, listamos as maiores vantagens do uso de insumos biológicos em cultivos agrícolas:

  • Ajudam a reduzir o uso de insumos químicos, o que diminui a dependência de insumos importados sintéticos e o impacto ambiental negativo;
  • Movimentam uma economia bilionária e estão em franco crescimento (taxa anual superior a 10%, conforme dados da Embrapa). O registro de novos produtos biológicos, por exemplo, cresceu de 3, em 2011, para 106, em 2018;
  • Podem promover cultivos agrícolas mais sustentáveis e mais alinhados com os produtos que já existem na própria natureza;
  • O Brasil tem centros de pesquisa, como a Embrapa, que detêm a tecnologia de bioinsumos e podem transferi-la a preços competitivos.

Apesar do Programa Nacional de Incentivo à Produção e Uso de Bioinsumos ser um avanço na regulamentação do setor no país, há muitos espaços a serem preenchidos quando o assunto é segurança e patrimônio intelectual.

Insumos Biológicos

Quais as desvantagens dos insumos biológicos

O uso de bioinsumos, ainda que de início sugira um maior alinhamento com os processo evolutivos da natureza, não é tão simples quanto possa parecer.

Isso porque a aplicação de insumos de origem biológica deve ser feita com material de qualidade, registrado e sempre acompanhados dos fiscais e profissionais responsáveis.

Além disso, outras desvantagens importantes do uso de insumos de origem biológica são:

  • Ausência de regulamentação especifica para tratar de biopirataria industrial, propriedade intelectual e da rastreabilidade dos organismos utilizados;
  • Necessidade de conhecimentos técnicos e controle de qualidade durante todas as etapas de produção;
  • Risco de contaminação cruzada por outros microrganismos causadores de doenças ou desequilíbrios ambientais, o que acarreta riscos sanitários e danos à exportação, além de contaminação do solo e da água;
  • Introdução de patógenos de plantas e animais, assim como infecções em humanos antes desconhecidas, o que pode causar epidemias e pandemias.

Dessa maneira, o cuidado com a aplicação de bioinsumos pode ser até maior do que de insumos químicos, já que o risco é maior e requer mão de obra qualificada.

Como incluir os bioinsumos em uma cultura agrícola?

Note que o sucesso do uso de bactérias fixadoras de nitrogênio em raízes de soja no Brasil só chegou ao nível que está hoje porque a aplicação foi sempre feita com produtos de qualidade e por profissionais qualificados.

Por isso, é fundamental encontrar bons parceiros que, além de ajudarem a reduzir custos, tragam dados e informações precisos. Tudo isso ajudará o gestor rural a ter mais controle da produção e consequentemente ser mais preciso na aplicação dos bioinsumos.

Plataformas, como o CHBAGRO, que usa dados de mais de 600 fazendas em todo o território nacional e com mais de 70.000 programas, conectam áreas operacionais e administrativas com mais eficiência, o que resulta em melhor controle de custos.

Em outras palavras, a agricultura de precisão e a automação podem ser grandes aliadas dos bioinsumos, já que ajudam a controlar e mapear com grande minúcia a área cultivada.

Conclusão

Os bioinsumos são insumos de origem biológica que substituem total ou parcialmente os de origem sintética.

Se forem de boa qualidade e bem aplicados, podem reduzir a dependência em relação a insumos importados, trazer mais sustentabilidade à produção agrícola e reduzir custos de produção.

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Fonte

https://blog.chbagro.com.br/bioinsumos-o-que-sao-e-quais-as-vantagens-para-o-agronegocio